top of page

Como economizar mais dinheiro? Confira essas 3 dicas

Atualizado: 2 de jul. de 2021

Essa é a verdadeira pergunta do milhão!

Quem não quer autonomia e liberdade, não é mesmo?! Mas a verdade é que tudo tem um preço, e, quando se fala de dinheiro, não é diferente. Para se ter autonomia e liberdade financeira temos que ralar bastante também, muitas vezes abrindo mão de tentações de consumo em prol de um futuro mais tranquilo.

Para alcançar esse tal futuro mais livre, é necessário guardar dinheiro e construir um patrimônio. Acredite - a longo prazo, a disciplina de ter o hábito de economizar, mesmo que de pouco em pouco, vai te trazer ótimos resultados.

Mas você deve estar se perguntando como fazer isso. Afinal, sabemos que os tempos são difíceis e que conseguir economizar muitas vezes não é simplesmente uma questão de vontade. Por isso, separamos algumas dicas pra você. Dá uma olhadinha:


Dica 1: Encontrando a sua motivação

Não adianta, se você não tiver uma motivação clara do porquê quer construir sua reserva financeira, poupar será uma grande dificuldade.

Já temos muitas tentações e distrações de curto prazo, como compras online e propagandas que nos fazem acreditar que precisamos de um produto que não precisamos. São tantos os motivos para gastar, que precisamos também de excelentes motivos para poupar e investir.

E esses motivos são nossos sonhos e objetivos, porque sem reserva financeira e sem a independência que o dinheiro traz para você, fica bem mais difícil alcançar o que você pretende, seja o que for.

Você quer investir mais na sua educação? Comprar aquele carro que você sempre sonhou? Mudar de casa? Viajar mais com sua família? Criar uma reserva para emergências ou para a aposentadoria? Criar uma reserva para seus filhos?

Não importa qual seja seu sonho, seu objetivo, anote-o e sempre se lembre dele. Segundo estudo de uma universidade americana, pessoas que anotam seus objetivos têm 50% de chance a mais de alcançá-los no futuro, sabia?!

Portanto, um simples ato de especificar o que você quer, ou seja, qual é a sua motivação para guardar dinheiro, pode ser muito poderoso.


Dica 2: Poupar ASSIM que receber!

Além de ter clara a sua motivação para economizar, é importante criar o hábito de guardar dinheiro assim que receber! Para isso, você pode seguir esses 3 passos:

  1. Escolha um produto financeiro padrão, como a poupança (por ser uma aplicação mais popular) ou, de preferência, outro tipo de aplicação segura e mais rentável, como Certificado de Depósito Bancário (CDB) ou Tesouro SELIC.

  2. Assim que receber, transfira uma parte da sua renda para esse produto. Para isso, é preciso que você já tenha um orçamento e saiba o valor que pode destinar a aplicações financeiras mês a mês.

  3. Enquanto estiver acumulando seu dinheiro, estude sobre investimentos para entender como fazer o seu dinheiro poupado render ainda mais, de forma segura e consciente.

A grande chave dessa dica não é a rentabilidade em si, mas sim o hábito de juntar dinheiro todo começo de mês.

Nós temos observado na prática que todas as pessoas que conseguiram criar esse hábito mudaram realmente a mentalidade e conseguiram economizar mais. Então, apesar de simples, essa é uma dica extremamente eficaz!


Dica 3: Dinheiro não é tabu: FALE SOBRE ELE!

Na dica 1, mencionamos o estudo de uma universidade americana que defende que anotar seus objetivos pode aumentar em 50% as chances de alcançá-lo, lembra?

Pois é, esse mesmo estudo concluiu que se, além de anotar, compartilharmos periodicamente nossos avanços com outras pessoas, podemos aumentar a chance de alcance em 100%, ou seja, podemos dobrar a chance de conquista. Quando compartilhamos com nossa família e amigos nossas metas, criamos uma pressão positiva extra em nós mesmos para darmos nosso máximo.

E esse ponto da comunicação aberta vale também para os casos de dificuldade. Vemos muitas pessoas com vergonha de adiar determinados objetivos em momentos de maior restrição financeira, por medo de decepcionar a família. Porém, falar sobre dinheiro ajuda no alinhamento das expectativas, na intimidade dos familiares, na valorização do esforço e no desenvolvimento da educação financeira.

No fim das contas, é preciso que todos entendam que é melhor adiar planos do que entrar na espiral das dívidas. Então, se você fizer uma boa organização financeira e implementar as 3 dicas acima, verá que aumentar sua reserva financeira pode ser muito mais fácil do que parece!

Ah, e agora que você já sabe como juntai dinheiro, que tal aprender a investir?

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page